As redes sociais contam a sua História?
3 de março de 2023
Hoje somos bobardeados de informações por todos os lados, seja na mídia tradicional (rádio e TV) como também em sites, blogs, portais e, principalmente, nas redes sociais. Esse último, sem sombra de dúvidas, é o que mais está mudando nossa forma de pensar e se comunicar.
O que é uma 'rede social'?
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
Esta é a definição encontrada para o termo na Wikipedia. Mas acredito que seja muito mais do que isso, pois ao contrário das outras mídias, essa não nasceu para ser 'consumida', mas sim, para existir o diálogo. Só para exemplificar, quando líamos um jornal lá em meados dos anos 90, nossa interação com uma notícia não muito boa, era apenas com familiares, amigos ou pessoas próximas. Mas hoje em dia, mesmo notícias veiculadas nessas mídias, podem gerar grande repercussão pelas mídias sociais.
Mas isso é bom?
Por um lado sim. Pois antigamente, as mídias tinham muito mais facilidade de divulgar matérias tendenciosas e sem grande consequência. Com o advento das mídias sociais, praticamente qualquer pessoa com acesso à internet pode expor contrapontos, e quando isso acontece, acaba ficando bastante desgastada a imagem dessa mídia.
Qual o outro lado?
Bom, esse, na minha opinião, é o grande paradoxo criado com essa 'liberdade'. Hoje vemos mais e mais pessoas fazendo muito mais do que expressar opinião. Hoje não é incomum ver discursos de ódio, pessoas sendo tóxicas uma com as outras, entre outros problemas que ocorrem graças ao fato dos indivíduos poderem estar 'escondidos' atrás de uma tela.
Bolhas e mais bolhas
Bolhas sociais sempre existiram. Mesmo no século passado, as pessoas normalmente já viviam em bolhas por causa do convívio mutuo, ou seja, em clubes, jogos de futebol, colegas de escola, entre outros. Mas hoje, as mídias sociais a fim de prender cada vez mais a atenção dos usuários, acabam por entregar muito mais conteúdo de acordo com o que o usuário gosta e interage do que qualque outro. E na minha opinião, isso acaba fazendo com que muitos comportamentos tóxicos sejam validados por saber que existem mais pessoas com um mesmo ideal. Creio que isso ficou muito claro nas eleições de 2022.
Mas 'As redes socias contam a usa História?'
Talvez essa seja a razão que a grande maioria das pessoas começaram a utilizar essas redes. Eu particularmente, depois de uma grande mudança (de São Paulo para o Rio Grande do Sul), utilizei muito (e ainda utilizo) as redes para saber como as pessoas no qual já não temos muito contato estão. Mas a grande questão é, o que as pessoas colocam nas redes, são as histórias delas? Eu acredito que somente em partes. Dificilmente alguém vai expor fraquesas, insucessos e os problemas que passam. O grande efeito colateral disso tudo é que, ao se deparar com a 'felicidade' alheia, parece que as pessoas não tem problemas, e isso faz com que nos sintamos fora do nosso contexto social. A história contada nas redes precisam ser vistas como parte de uma história e não como uma verdade absoluta. Se você chegou até aqui, me desculpe escapar um pouco dos posts sobre fatos históricos, mas acho importante essa reflexão. Por favor, deixe um comentário e compartilhe se gostou desse artigo. Abraço!